NOTÍCIAS

Bom Dia Associado CIC: “O jogo é sobre contratar talentos capazes de formar grandes times”

O treinador que dirigiu a Seleção Brasileira de Futsal na recente conquista do hexacampeonato mundial, Marquinhos Xavier, foi o convidado para o Bom Dia Associado CIC realizado na manhã de quinta-feira, 28 de novembro. Na ocasião, compartilhou suas experiências para mostrar como colocar em prática o trabalho em equipe e a preparação de lideranças na busca por resultados.

Com a palestra “Pressão é um privilégio para poucos”, ele salientou que, muitas vezes, o simples fato de imaginar ser pressionado já faz muita gente recuar. Porém, explicou às mais de 120 pessoas que assistiram à sua apresentação que, ao invés de ser entendida como é uma punição, a ‘pressão’ é um reconhecimento pela confiança na capacidade de lidar com responsabilidades maiores.

“Todo ser humano, fisiologicamente, está preparado para ir para a sua zona de conforto. Então não tem aquela vozinha, que fala às vezes no ouvido da gente, deixa pra amanhã, vai procrastinando, depois tu resolve. Porque a nossa mente conduz a gente para esse caminho e lá a gente encontra a paz. Ninguém escolhe o caminho mais difícil porque gosta de sofrer, é porque o caminho mais difícil é o que te leva ao grande resultado”, ensinou.

Porém, afirmou que ser um profissional de performance exige energia adicional. Alertou que as escolas, as organizações e a própria sociedade baixaram o nível de exigência e isso tem criado uma legião de incompetentes que já não têm mais capacidade para criar suas próprias oportunidades, sempre na dependência dos outros.

“No mundo em que nós vivemos, uma das premissas para ser uma pessoa de sucesso é você enxergar oportunidades no seu ambiente. É você criar as oportunidades. E a gente tá sempre esperando as pessoas oferecerem uma oportunidade pra gente. É por meio das oportunidades criadas por nós mesmos que a gente se estabelece, evolui e demonstra que temos capacidades para assumir novas responsabilidades”.

Adepto da Metodologia 70/20/10, ele enfatiza que, em meio a um “apagão de líderes”, apenas treinamentos e estudos não garantem que colaboradores de uma empresa garantam o seu máximo desenvolvimento. Toda a teoria deve estar aliado a experiências práticas, tanto individuais como coletivas.

“O jogo não é mais sobre contratar grandes talentos. É sobre contratar talentos capazes de formar grandes times”, enfatizou ao afirmar que o alinhamento do trabalho em equipe, a compreensão de que cada equipe tem seu ritmo melhora a comunicação interna e entrega de forma individualizada as informações e a motivação na dose certa para cada envolvido.

Marquinhos tem, em seu currículo, um título de melhor treinador da Liga Nacional de Futsal e, por quatro vezes, indicação ao de melhor do mundo. Suas equipes também colecionaram conquistas, como a ACBF, onde se destacou e acabou sendo escolhido para comandar a Seleção Brasileira de Futsal. Além disso, é Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano.

Faça o download da apresentação completa:

Compartilhe

Últimas notícias

A CIC GARIBALDI utiliza cookies. Para maiores informações, acesse nossa Política de Cookies.

Como podemos ajudar ?