NOTÍCIAS

01/29/2020

Taxação da Energia Solar  (O Brasil na contramão do mundo)

Chegamos em uma era da tecnologia, em que a Energia limpa e Sustentável está avançando cada vez mais em nossas vidas, trazendo muitos benefícios, economia, conforto e o principal deles, preservação do meio em que vivemos para uma melhor qualidade de vida.
De toda energia elétrica que é consumida hoje no Brasil, 16% dela é desperdiçada por perdas técnicas do Sistema, em linhas de transmissão e redes de distribuição que transportam a energia das Geradoras até os grandes centros de consumo.
Pensando dessa forma, a Geração Distribuída, principalmente a solar, é uma grande aliada para redução dos custos enormes que o Brasil paga com perdas de energia, e por conta disso, reduzir também os custos na conta de energia de pessoas que não possuem ainda o Sistema.
Como a energia é concentrada nas cidades e muito próxima aos pontos de consumo, não tem perdas significativas, e reduz gradualmente a energia que vem de longe diminuindo as perdas e custos no sistema, além disso, é de fácil instalação e não requer região apropriada como a energia Eólica e Hídrica, o sol está por toda parte.
O setor Fotovoltaico trouxe nesses últimos anos mais de 100 mil novos empregos, e se diz hoje, que a cada 1 Real investido nesse tipo de energia ela retorna 3 Reais em benefícios para a sociedade.
A taxação da energia solar traria prejuízos enormes para o setor e para o país, desincentivo total de uma energia limpa e renovável, milhares de empregos perdidos que movimentam a economia, custos elevados nas tarifas pelo fato de se utilizar outra fonte mais cara como termelétricas, é retroceder a idade da pedra sem ter culpa.
Hoje já é pago um percentual de taxa de disponibilidade na conta sobre a energia que é injetada para utilizar a rede, então porque querer taxar mais?
Nós como empresa especializada em Energia Solar, vemos um futuro de progresso e com boas expectativas para Geração de Energia Solar em nossa região de potencial industrial e turístico enorme, assim também, como para todo o Brasil, porque enquanto houver sol o futuro será da energia solar.
Mateus Romio
Engenheiro eletricista e sócio proprietário da PL Sul

Compartilhe

Últimas notícias

Como podemos ajudar ?