NOTÍCIAS

SEGURANÇA DE DADOS: por que as empresas precisam se preocupar?

Atualmente, a preocupação com a segurança de dados está em um dos níveis mais altos dos últimos 15 anos. Embora as empresas invistam em tecnologia para aumentar a proteção de dados, alguns hackers conseguem burlar esses sistemas para acessar informações e utilizá-las para o mal.

Os ataques hackers custaram em média ao Brasil R$ 6,2 milhões somente em 2023, mostrou um relatório divulgado pela IBM. Aproximadamente 25% das empresas brasileiras relataram prejuízos financeiros devido a ataques digitais, com a maioria relatando casos de roubo de dados.

Como resultado, o processo de vazamento de dados ocasiona prejuízos de todo tipo: financeiros, patrimoniais, morais, estratégicos, competitivos e pessoais. O levantamento também afirma que 78% das organizações tiveram, ao menos, uma experiência de ataque de roubo de dados (phishing) por email em 2022.

Nesse tipo de ataque, os criminosos conseguem impedir que a vítima tenha acesso a dados nos sistemas afetados e cobram pagamento de “resgate”. E mesmo pagando o resgate, apenas sete em cada dez companhias recuperaram o acesso aos seus dados.

Pequenas empresas são o principal alvo

Grandes empresas e instituições, como Americanas, o banco de investimentos BR Partners, Banco Pan, a fabricante de rodas e componentes automotivos Iochpe-Maxion, a empresa de saneamento Aegea e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sofreram ataques. Mas, Empresas de Pequeno e Médio Porte são o principal alvo de ataques cibernéticos.

Durante os ataques digitais, 91% das organizações atingidas pagaram pelos resgates, e 29% delas o fizeram mais de uma vez. Das organizações afetadas por ransomware no país, 92% tinham uma apólice de seguro para ataques do tipo.

Principalmente após a pandemia, muitas reuniões com os colaboradores e clientes são realizadas por meio virtual, o que tem garantido maior praticidade e economia de tempo. Porém, o acesso das redes corporativas por meio das redes domésticas oferece insegurança aos dados empresariais.

Como prevenir

Na grande maioria dos casos, colaboradores são a porta de entrada de ataques cibernéticos nas empresas e de vazamento de dados. Por isso, é preciso treinar funcionários, estabelecer e manter uma estruturada política de segurança de dados e de gestão do acesso à internet.

Certamente, medidas tão relevantes quanto soluções, tecnologias e sistemas de segurança. Dessa forma, empresas e empresários têm menor chance de sofrer prejuízos com vazamento de dados e outros cibercrimes. Claro, não existe solução mágica nem sistema invulnerável.

Porém, é o primeiro passo para minimizar riscos. Pois, a lista de situações nas quais o vazamento de dados pode ocorrer é grande.

Como as empresas podem se proteger?

O primeiro passo é investir na prevenção. Adotar soluções de proteção, como a instalação de antivírus nos equipamentos dos colaboradores é um ótimo caminho para minimizar as chances de ataques hackers.

Não podemos esquecer também que se não há infraestrutura de cibersegurança, além da empresa estar mais vulnerável, ela perde a chance de identificar ameaças em estágio inicial e mitigar danos maiores.

Assim, pequenas e médias organizações são mais acessíveis para os infratores e estão sujeitas a verem ameaças digitais acarretarem danos significativos no aspecto financeiro.

É possível investir também em um seguro cibernético. Para contratar o serviço, as seguradoras exigem que os empreendimentos adotem medidas rígidas de segurança no tratamento de dados.

Qual a importância da segurança de dados?

  • Mantém em sigilo dados confidenciais e estratégicos dos negócios.
  • Evita a invasão de hackers maliciosos
  • Evita o acesso indevido às informações
  • Contribui para a manutenção de uma boa imagem no mercado
  • Garante o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Política de segurança

  • Orientar em relação ao uso de soluções tecnológicas
  • Disponibilizar ferramentas necessárias para a proteção das informações
  • Definir acessos
  • Capacitar a equipe
  • Investir na criptografia dos dados
  • Limpar dados desnecessários
  • Criar um plano de ação para situações críticas
  • Armazenar dados com segurança

Imagem de Freepik

Compartilhe

Últimas notícias

A CIC GARIBALDI utiliza cookies. Para maiores informações, acesse nossa Política de Cookies.

Como podemos ajudar ?