A forma como um líder se comunica é o alicerce de sua influência. Essa foi a mensagem central da 4ª edição de 2025 do Programa de Educação Executiva, promovido pela CIC Garibaldi em parceria com a Inforti, realizada na manhã de quarta-feira, 15 de outubro.
O encontro foi conduzido por Mirieli Colombo, especialista em comunicação e desenvolvimento de líderes, que trouxe uma imersão prática sobre o impacto da linguagem — verbal e não verbal — na construção de vínculos, engajamento e confiança dentro das organizações.
“A comunicação é o comportamento que mais caracteriza a espécie humana e, para os líderes, essa habilidade é essencial, pois impacta diretamente a forma como se conectam e influenciam o ambiente ao redor”, salientou Mirieli. Para ela, em um cenário corporativo onde a capacidade de inspirar e guiar equipes se tornou o diferencial competitivo, mais do que saber o que dizer, liderar é saber como dizer. “É a forma da mensagem e não apenas o conteúdo, que define o quanto você inspira, conecta e influencia as pessoas ao seu redor”.
Para ela, os líderes são influenciadores diretos do clima emocional de suas equipes, e suas atitudes comunicacionais. O tom de voz, a escuta ativa, o reconhecimento e a empatia determinam se um ambiente será colaborativo ou conflituoso. Mirieli explicou que a comunicação assertiva e colaborativa, por exemplo, é uma forma de influência que se constrói pelo alinhamento entre autenticidade e respeito mútuo, e não pela imposição ou manipulação.
“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam ‘se eu fosse você’. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é nela que ele termina”, complementou.