NOTÍCIAS

“O Brasil está carente de lideranças de valor”, diz Clovis Tramontina na Tribuna Empresarial CIC

Menos de um ano depois de deixar a presidência das Empresas Tramontina, Clovis Tramontina já alimenta um plano de criar uma escola de lideranças.

Um dos principais líderes da grande transformação que levou a marca para o mundo e a ser uma das mais conhecidas do Brasil, o empresário contou um pouco de sua trajetória durante a Tribuna Empresarial CIC de terça-feira, 22 de novembro.

“Já tenho contato com algumas universidades porque acredito que eu tenho capacidade de começar a formar lideranças. O Brasil está carente de lideranças de valor, tanto empresariais como políticos. Líderes verdadeiros, que pensem em como a sociedade pode crescer e não somente em crescer sozinhos”, enfatizou.

Depois de 30 anos, ele deixou a presidência do Grupo no início de 2022, mas nem pensa em aposentadoria. Como diretor do Conselho de Administração, mantém a filosofia e os valores da empresa familiar, não abre mão da qualificação e valorização das pessoas e aposta em um futuro tecnológico e de inovação.

Hoje, são 841 robôs em operação e 37 laboratórios de pesquisa atuando para o desenvolvimento de novos produtos. “Foi investindo em tecnologia e em seus funcionários que a Tramontina conseguiu chegar onde está hoje”, afirmou o empresário.

Com mais de dez mil funcionários, a Tramontina possui nove unidades fabris, responsáveis por mais de 22 mil produtos, como utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, entre outros, fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 121 países. No ano passado, o faturamento chegou a R$ 10,9 bilhões.

Se os olhos estão voltados para o mundo, o coração está na comunidade. Clovis diz que não adianta uma empresa crescer sozinha, ela precisa crescer com as pessoas que estão no seu entorno. “Existe uma questão forte do pertencimento. Por isso temos uma preocupação grande com a região. Quanto melhor a empresa, melhor para a cidade e quanto melhor for a cidade, melhor para os nossos funcionários e para quem vive nela”.

Casado casado com Eunice, pai de Elisa, Marcos e Ricardo e avô de Rafaela, Lucas, Leonardo, Isabella, Valentina e Laura, Clovis lançou um livro com sua biografia. A obra Clovis Tramontina – Paixão, força e coragem, apresenta a visão do empreendedor para além do mundo dos negócios e relata que a aptidão de Clovis para ideias criativas começou ainda na infância.

Lembra que começou sua carreira obedecendo à filosofia da empresa que diz que, para ocupar qualquer comando, é preciso conhecer profundamente as particularidades de cada área da organização.  Assim, antes de assumir a presidência, Clovis Tramontina trabalhou durante anos em vários setores até chegar à sua grande vocação, que é a arte de negociar e liderar.

Compartilhe

Últimas notícias

A CIC GARIBALDI utiliza cookies. Para maiores informações, acesse nossa Política de Cookies.

Como podemos ajudar ?