Um workshop, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, através do seu Conselho de Infraestrutura (Coinfra), apresentou na tarde de terça-feira, 25 de abril, as regras para a migração para o Novo Mercado Livre de Energia.
O diretor executivo da CIC, Luiz Carrer, e o vice-presidente da Rota dos Espumantes, João Pedro de Quadros, com amplp conhecimento do mercado do setor elétrico, participaram do evento, sendo recebidos pelo diretor do Coinfra, Edilson Zandei, e pelo executivo do Conselho, Gilmar Caregnatto.
A nova regra, estabelecida pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, permitirá que todos os consumidores atendidos em alta tensão possam optar pela compra de energia elétrica de qualquer fornecedor a partir de 1º de janeiro de 2024. Com isso, mais de 45.000 indústrias em todo o Brasil serão beneficiadas, já que as tarifas no mercado livre são de 10% a 20% menores do que no mercado cativo.
O workshop apresentou as vantagens e as principais etapas que as empresas precisam enfrentar no processo de migração. A CIC, inclusive, já está planejando um evento sobre o assunto, para proporcionar, às empresas associadas, acesso a informações sobre a compra de energia elétrica de concessionário, permissionário ou autorizado do Sistema Interligado Nacional.