NOTÍCIAS

04/29/2019

Meio Ambiente: Sustentabilidade x Evolução

Coordenar uma Secretaria que envolve diretamente áreas significativas de quase todos os setores produtivos do Município exige, entre tantos quesitos, um conhecimento atualizado da Legislação Ambiental, uma preocupação onipresente com as adversidades do dia-a-dia, uma visão global e futurista sobre o que desejamos para as próximas gerações e, somados a isto, o foco na sustentabilidade dentro da evolução pujante que temos em Garibaldi.
Quer seja pela característica do Município, pelas áreas disponíveis ou pelo potencial que aqui existe, Garibaldi é a menina dos olhos da Serra Gaúcha.
Atualmente, isto é inegável, estamos vivendo um momento ímpar, onde o interesse pelos loteamentos –  e não são poucos –  soma-se aos licenciamentos dos mais diversos. A realidade é que novas empresas estão surgindo, constatam-se ampliações das atuais, pedidos de renovações, expansões de atividades agrícolas e incrementos de novas tecnologias.
Diante deste cenário é que toda e qualquer atividade que deseja se instalar no Município, passa pela análise ambiental. É ela quem vai nortear e orientar a decisão que o empreendedor deve tomar. Os setores da indústria, comércio e serviços cruzam, obrigatoriamente, pela chancela do meio ambiente.
Há de se considerar que nem todos os anseios do empreendedor podem ser atendidos em sua plenitude. Resoluções, leis, e regras ambientais devem ser atendidas quando há pleito licenciatório e, por si só, norteiam as restrições e liberações. Sumariamente, são exigências que devem ser cumpridas, eis que, crimes ambientais são imprescritíveis.  De fato, em alguns casos pode até não parecer crível ao interessado, mas a legislação está posta e, como tal, deve ser cumprida. Não há hipótese, ambientalmente falando, do livre arbítrio ou da vontade do legislador.
O tempo urge e as demandas são incessantes. Temos o papel de nos somarmos à comunidade para promover o desenvolvimento sustentável, com agilidade, comprometimento e seriedade. Desta forma, unidos e com objetivos comuns, temos a convicção que estaremos contribuindo com a sociedade na busca de um convívio harmonioso e pacífico entre o ambiente, as empresas e as pessoas, na esperança de melhores dias.
 
Arnaldo Seganfredo
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Compartilhe

Últimas notícias

Como podemos ajudar ?