A gestão da mudança é um desafio crítico para empresas tradicionais, pois envolve uma transição de práticas e culturas enraizadas ao longo do tempo. Além disso, exige a adoção de uma abordagem estratégica, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento, comunicação eficaz e a criação de uma cultura de apoio à mudança.
“Quando se fala em mudança, há um grande estímulo para pensar fora da casinha. Mas, para pensar fora da casinha é preciso deixar para trás tudo o que estava lá dentro e sair da sua zona de conforto”, destacou o Especialista em Mudança Organizacional, sócio-fundador do Instituto Líder do Amanhã Arnaldo Mazzolin Júnior.
Ele foi o palestrante convidado para a última edição de 2023 do Programa de Educação Executiva, iniciativa da CIC e Inforti Consultoria, que promoveu cinco encontros neste ano, com o objetivo de oferecer qualificação aos líderes das empresas nas áreas que influenciam no desempenho do empreendimento.
Conforme Mazzolin, os líderes devem entender o cenário em que estão inseridos e estarem dispostos a experimentar novas abordagens para manter suas empresas competitivas. “Os teus clientes contratam serviços e usam tecnologias para encontrar formas de reduzir os custos com as empresas de vocês. Por isso é fundamental se manter relevante”, afirmou.
Segundo ele, quanto mais uma organização cresce, menos se consegue perceber o cenário do entorno. Fazendo uma analogia a andar de bicicleta ou de carro, quanto mais rápido é a velocidade com que o tempo passa, menos se consegue perceber detalhes da paisagem.
A aplicação da gestão da mudança em uma empresa deve ser cuidadosamente planejada e executada para garantir uma transição eficaz e bem-sucedida. Porém, enfatizou que toda mudança tem risco, porque algo precisa ser deixado para trás.
“O que deixamos de enxergar no cenário ao longo dos tempos que se pudéssemos ter visto antes teria mudado toda a forma do que e como fazemos hoje?”, questionou. “As mesmas estratégias do passado não servem mais para hoje. Mesmo que os processos não tenham mudado, as estratégias não se aplicam mais”, salientou.