Nossas experiências “democráticas” têm exigido constante capacidade de compreensão, leitura e necessidade de ações. Embora externemos ao mundo uma situação de clara democracia e que, aparentemente, estejamos por ela atendidos em todas nossas demandas, não é bem o que sentimos no nosso cotidiano.
Construímos ao longo dos anos uma estrutura de Governo pesada e ineficiente e que pouco responde às necessidades da sociedade.
Em praticamente todos os serviços públicos (saúde, segurança, educação, etc.…) a iniciativa privada tem sido chamada a complementar, tanto no aspecto orçamentário quanto na efetiva prestação de serviços aos cidadãos.
Nesse viés, o “associativismo” cumpre um papel fundamental, enquanto forma de organização da sociedade civil, visando preencher as inúmeras lacunas deixadas pelas estruturas de Governo e que impactam negativamente na vida das pessoas.
Nesse momento em que me é apresentado esse gigante desafio de estar à frente da CICS Serra pelos próximos dois anos, juntamente com uma qualificada nominata de líderes empresariais da Serra Gaúcha, tenho plena ciência do enorme compromisso e desafio que temos pela frente.
Pretendemos caminhar juntos, CICS Serra e todas as nossas 17 entidades empresariais afiliadas, comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios, com a infraestrutura, com as questões tributárias, com os recursos humanos (falta de mão-de-obra e qualificação), tudo visando o desenvolvimento da nossa região, Estado, País e, é claro, a prosperidade das pessoas, objetivo maior de todo esse grande processo.
Agradeço, de coração, a CIC Garibaldi, sua diretoria, seus colaboradores e todo o seu quadro social por estarem juntos conosco nessa caminhada tão desafiadora. Que possamos contar com a graça de Deus e, através dele, termos sabedoria, coragem, discernimento e serenidade para construirmos uma caminhada eficaz.
Um enorme abraço a todos.