NOTÍCIAS

11/29/2021

Entidades lançam campanha de doação de órgãos

A campanha Diga Sim à Doação de Órgãos, reúne seis entidades e pretende reforçar outra campanha lançada em 2009 pelo Tribunal de Justiça do RS sobre o mesmo tema. A CIC Garibaldi apoia esta iniciativa.
Com o mote de que as famílias precisam saber da decisão, a campanha ganha reforço extra com o número de pacientes, que aguardam pelo transplante. A doação perdeu muito com a pandemia e hoje, 2.033 gaúchos esperam um órgão.
Além da Federasul, a campanha agrega entidades como Famurs, Cremers, OAB-RS, Sinepe-RS, Assembleia Legislativa e a ONG de Ponto a Vírgula. A ação vai acontecer na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, às 8h quando cada presidente de entidades assim como seus associados e membros e parceiros de todas as entidades vão publicar, nas suas redes sociais, o certificado de doador que pode ser feito no site do Tribunal de Justiça pelo link www.doarelegal.tjrs.js.br
O coordenador da campanha, vice-presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, explica que “vamos abordar todos os ângulos do processo de doação, ouvindo doadores, transplantados, pacientes que aguardam os órgãos, familiares, médicos até as conotações jurídicas do tema”.
Sousa Costa conta que a entidade pensou na campanha para reduzir a fila de espera para o transplante que ficou maior na pandemia. No Brasil quem decide a doação dos órgãos é a família de quem morreu, que precisa dizer sim durante a entrevista de doação.
“Neste momento de dor os familiares não têm disposição para pensar no assunto e por isso é tão importante que saibam da decisão”. As entidades parceiras acreditam que chamando a atenção para a importância do tema, estarão contribuindo para a solução do problema.

Compartilhe

Últimas notícias

Como podemos ajudar ?