NOTÍCIAS

DNA Empreendedor – Romeu Manzoni e Claudete Deconti | Calce Leve

“O empreendedor deve viver o dia a dia com foco no seu negócio. E estar atento significa ter a iniciativa de antecipar ações, pensar grande e promover soluções”.
E foi essa atenção constante que transformou um ano de grandes mudanças em resultados prodigiosos para a Calce Leve.
No final de 2019, o casal Romeu Manzoni e Claudete Deconti havia decidido que a loja trocaria de endereço e já tinham até estabelecido qual seria o local ideal. Porém, a sala tão desejada já estava alugada.
“Um dia o Volnei Toretti (corretor de imóveis) veio falar comigo e disse que tinha o lugar certo para nós e que tinha a certeza que era a mais adequada para a gente. Eu e a Clau viemos até aqui e gostamos, mas muita coisa precisava ser feita”, contou Romeu.
Ele diz que, em fevereiro decidiram que fariam a mudança, encaminharam o projeto, os detalhes burocráticos e quando iriam começar as obras de adequação, foi declarada a pandemia.
“Foi um período muito tenso. Aqueles 30 dias entre os meses de março e abril foram muito difíceis, pois já tínhamos definido que sairíamos de lá, com um prazo já estabelecido, mas as obras aqui não podiam iniciar devido às restrições daquela época”, recorda.
Sem contar as questões financeiras, pois as vendas pararam. Mas, novamente o foco no negócio fez com que o casal conseguisse manter o equilíbrio para dar um passo de cada vez, mesmo em meio a tempestade.
Quando as obras foram liberadas, nem o abre e fecha, determinado por decretos devido a pandemia, impediu que o novo ambiente que começava a ser criado estabelecesse uma aura positiva.
A abertura ocorreu em 19 de maio, momento mais crítico em relação às restrições ao comércio. O poder de adaptação naquele momento crítico foi fundamental para superar as incertezas do início da pandemia e da mudança de endereço.
“Essas incertezas fizeram com que a gente começasse a fazer contato por telefone e WhatsApp diretamente com os clientes. Praticamente nos reinventamos e descobrimos que podíamos ter começado isso muito tempo antes”.
Para se ter uma ideia, mesmo tendo feito uma liquidação de parte dos produtos da loja que estava na Buarque de Macedo, foram necessárias 70 viagens de frete para levar todo o material para a nova loja, na Rua Jacob Ely.
“A nossa mudança para cá trouxe um espírito novo, renovado, um ânimo que uniu nossa equipe. Esse grupo teve um valor muito grande nesse período de mudança e adaptação”, ressalta Romeu.
Ele diz que, para 2021, um dos desafios é entrar para o comércio online, oferecendo mais uma opção aos clientes, agregando um novo ponto de venda, até porque houve um aumento significativo de clientes com a nova loja.
A Calce Leve tem como principal segmento de atuação a moda casual, mas oferece ampla linha de calçados esportivos e sociais. Além disso também atua com confecções casual e fitness.
Um dos motivos do crescimento da loja foi a busca constante de fornecedores que proporcionassem maior confiança e produtos de qualidade aos clientes.
“Hoje em dia, nossos colaboradores não estão aqui somente para vender calçados. A missão deles é prestar uma consultoria e conhecer as características de cada cliente para oferecer a ele o calçado que melhor se adapte ao que procura, dentro da faixa de preço que ele deseja”.
Sobre como ter uma equipe unida e comprometida, Romeu é direto: “cobrar quando é preciso, ser grato e saber elogiar quando é merecido”.

Compartilhe

Últimas notícias

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Como podemos ajudar ?