NOTÍCIAS

10/29/2020

DNA Empreendedor – Oscar Ló | Cooperativa Vinícola Garibaldi

“Ser empreendedor é criar algo diferente, é surpreender, fazer diferente coisas aparentemente iguais, saber liderar pessoas, ter iniciativas, ver as dificuldades como uma oportunidade e nunca como um problema”.
A definição é do presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló. Há 20 anos no cargo, ele liderou uma revolução na organização, que a elevou a uma das maiores referências na elaboração de espumantes do Brasil, conquistas internacionais, modernização da produção e a diversificação de sua linha.
Para Ló, tomar as decisões na hora certa, não esperar, saber o momento da mudança e ter o conhecimento do todo são apenas alguns dos desafios do empreendedor atual. E completa a lista: “Acreditar nos sonhos”.
Esta filosofia também é a sua prática. Menos de 13 anos depois de iniciar suas atividades na Cooperativa como office-boy, em maio de 1987, chegou a presidência do Conselho de Administração.
Assumiu em tempos difíceis para o setor vitivinícola brasileiro e para a própria vinícola. Duas décadas depois, ostenta um portfólio com 87 itens, de 14 marcas, entre sucos de uva, vinho e espumantes, que vão do tradicional, orgânicos até o biodinâmico.
Para o dirigente, que também já presidiu as principais entidades setoriais do Estado e do País, liderar a ascensão da Cooperativa Vinícola Garibaldi deixa um sentimento de alegria, de orgulho e, principalmente de muita gratidão.
“Gratidão aos associados que entenderam aquele momento difícil, acreditaram que juntos poderíamos vencer as dificuldades. A equipe interna da Cooperativa, os funcionários que da mesma forma sabiam do potencial que a Cooperativa tinha, mas que precisava de algumas mudanças de foco e de comportamento. Sabemos que nada esta garantido para sempre, mas com ética, governança, planejamento e a união de todos, o caminho fica sempre mais fácil”, classificou.
A pandemia sacudiu o mercado de vinhos e espumantes do Brasil, modificando os hábitos de consumo que estavam se consolidando para o período de meio de ano. “Todas as dificuldades que enfrentamos sempre nos deixam lições. Talvez a principal é que devemos estar sempre preparados para mudanças, precisamos nos readaptar com agilidade. Só não podemos abandonar nosso propósito de vida. O ser humano está acima de tudo”, salientou.
Com uma expectativa muito positiva para o final de ano, Ló lembra que por mais que os eventos sociais, festas, casamento e formaturas deixaram de acontecer, as pessoas vão querer comemorar a vida, as conquistas, e farão isso acompanhadas pela família, cos amigos e com espumante.
Com mais de 350 famílias associadas, a Cooperativa Vinícola Garibaldi chega aos seus 90 anos em 2021.

Compartilhe

Últimas notícias

Como podemos ajudar ?