A Universidade de Caxias do Sul recebeu na quinta-feira, 27 de fevereiro, a Solenidade de Posse das Entidades Eleitas para compor a plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para o período de 2025-2027.
O representante da CIC no Comitê, Giovani Dresch, participou da cerimônia e, recebeu em mãos do Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, Carlos José Sobrinho da Silveira, o termo de posse da entidade Garibaldense, que integra a plenária do Comitê para o biênio.
Na mesma data ocorreu a eleição e posse da nova diretoria para o mandato de dois anos. A professora Maria do Carmo Quissini assumiu a presidência, tendo como vice o empresário Júlio Salecker, da cidade de Estrela.
O Taquari-Antas tem finalidade de oportunizar a discussão e a busca de alternativas para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos a partir da gestão correta e sustentável da bacia, que possui mais de 500 quilômetros de extensão e perpassa 119 municípios.
O COMITÊ
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas foi criado seguindo os parâmetros da Lei Estadual 10.350/94, que define a política de recursos hídricos do Estado, atuando como fóruns de debate sobre questões afins aos usos dos recursos hídricos, sempre entendidos como bens ambientais, como bens sociais e como bens econômicos. Conhecido como o Parlamento das Águas, é um órgão de Estado vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e possui poderes para decidir sobre questões relacionadas ao uso dos recursos hídricos.
Conta com um grupo de 50 titulares e 50 suplentes, divididos entre representantes dos usuários (Abastecimento Público, Indústria, Produção Rural, Esgotamento Sanitário e Drenagem Urbana, Geração de Energia, Transporte Hidroviário Interior e Mineração, Esporte e Turismo), representantes da População (Legislativos Municipais, Organizações Ambientalistas, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Associações Comunitárias e Clubes de Serviços Comunitários, Associações Profissionais e Organizações Sindicais) e representantes do Estado (Órgãos Públicos Estaduais e Federais).
Foto: Divulgação