NOTÍCIAS

11/21/2021

Cidade Inteligente, gestão eficaz

Com o lema “Cidade Inteligente, gestão eficaz” iniciamos um novo trabalho com o intuito de qualificar o atendimento aos empreendedores no dia a dia. A pasta denominada Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo substitui a antiga Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio. O enfoque está na desburocratização de serviços, no acesso à tecnologia e no incentivo a práticas inovadoras, com mais transparência e agilidade.
Elencamos que nosso primeiro passo dado pela Secretaria foi a alteração do prazo de vigência do alvará provisório de seis meses para um ano, sendo possível solicitação de mais um ano para regularização, conforme previsto em lei com a justificativa legal.
Alteramos os trâmites de documentos para abertura de empresas em parceria com a Secretaria da Fazenda, a qual dá todo o apoio à Secretaria para acompanhar todos os processos de abertura de empresas em cada Secretaria. Destaco aqui também que, pensando no comércio local, elaboramos licitações voltadas a estes, valorizando assim quem gera emprego, renda e desenvolvimento ao nosso município.
Um dos nossos pilares é a desburocratização. Trabalhamos com transparência, agilidade e eficiência e é nisso que a Secretaria está engajada. Realizamos um novo convênio em parceria com a JUCIS-RS, na qual analisamos os dados de empresas utilizando o acesso direto à plataforma da junta comercial. Em virtude desta parceria e do trabalho que estamos realizando, Garibaldi já está cotada para receber um projeto-piloto de avaliação automática de viabilidade, um passo importante para o Município.
Pensando sempre na Inovação e na Tecnologia, estamos trabalhando em parceria com empresa terceirizada para desenvolvimento de um aplicativo para fácil comunicação com a prefeitura. Estamos contratando um sistema de Backup e Armazenamento em nuvem, com isso investimos menos com equipamentos locais e agilizamos a comunicação de dados entre as Secretarias, postos de saúde, escolas, em fim todos os órgãos públicos.
Realizamos a contratação de um Sistema de acompanhamento contábil, onde faremos o gerenciamento de dados que antes não existiam, dando um suporte aos empresários e também aos contadores, perante dúvidas de lançamentos contábeis e emissão de guias entre outros.
Como resultado do trabalho que está sendo realizado, e já colhendo bons frutos, é que agora neste mês de novembro, Garibaldi participará de um evento em Caxias do Sul sobre Cidades Inteligentes, buscando novas ferramentas de trabalho junto à gestão pública.
Daniel Deconti
Secretário Municipal de Inovação e Empreendedorismo

Compartilhe

Últimas notícias

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Como podemos ajudar ?