A CIC Garibaldi participou na segunda-feira, 20 de maio, de encontro que reuniu o trade turístico, autoridades e lideranças empresariais para definir ações emergenciais e estratégias para o restabelecimento do turismo na Região Uva e Vinho, após situações ocasionadas pelo excesso de chuvas recentes no Rio Grande do Sul.
Representada por João Pedro de de Quadros, a entidade está integrada em diferentes iniciativas que busquem alternativas para a retomada do setor do turismo e eventos, muito afetados pela situação que o estado se encontra após as enchentes, principalmente relacionadas a mobilidade.
O evento, organizado pela Atuaserra, juntamente com o CISGA e Amesne, contou com a presença do secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, que a apresentou uma proposta de colaboração inter-regional da Serra Gaúcha e Governo do RS, que visa auxiliar na promoção e restabelecimento do turismo seguro no Estado.
O secretário Luiz Fernando também falou sobre o estudo das soluções financeiras e de infraestrutura. As propostas incluem mudanças de juros, criação do “Fungetur de Calamidade”, isenção de impostos e flexibilização de contratos trabalhistas.
Referente à promoção turística e eventos, Luiz Fernando citou o lançamento de uma política de incentivo ao turismo interno com a campanha “Gaúcho Conheça o RS”. Os resultados do encontro estarão em um documento que será encaminhado ao Ministério do Turismo.