O diretor executivo da CIC, Luiz Carrer, participou na manhã de terça-feira, 12 de agosto, da apresentação do projeto Trem Regional da Serra Gaúcha. O evento foi realizado no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul.
Conforme o representante do consórcio Siga Mobilidade Urbana, Arnildo Schildt, a iniciativa tem como foco o transporte sustentável de passageiros e cargas, visando transformar a mobilidade da região nordeste do Rio Grande do Sul.
O projeto tem como foco a implantação de um sistema ferroviário multimodal de 438 km, ligando inicialmente 14 municípios da Serra Gaúcha — incluindo Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Garibaldi, Vacaria, entre outros — com posterior extensão até o porto meridional em Arroio do Sal e conexão com um novo aeroporto internacional em Canela.
O objetivo é aumentar a eficiência logística, reduzir os custos e impactos ambientais do transporte, fomentar o turismo, a indústria e o comércio regional, além de atender à demanda futura estimada para 2040. O investimento estimado é de cerca de R$ 10 bilhões, distribuído ao longo de 10 a 15 anos, com retorno.