A primeira edição do Bom Dia Associado CIC de 2025, realizado na manhã de quinta-feira, 6 de março, superou todas as expectativas da entidade e precisou ser realizado no auditório da sede devido ao grande público participante. Na ocasião, o professor da Univates e especialista em Tecnologia da Informação, Edson Ahlert, falou sobre as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) Generativa no mundo dos negócios e abordou os avanços e impactos dessa tecnologia nos mais diversos segmentos empresariais.
O presidente da CIC, Carlos Bianchi, comemorou a participação do público e salientou que o evento reafirmou o compromisso da CIC Garibaldi em trazer conteúdos atualizados e relevantes para os associados, preparando as empresas da região para os desafios e oportunidades do futuro.
Durante a palestra, Ahlert explicou que a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) é uma abordagem que permite a criação de conteúdos novos e originais, como textos, imagens, áudios, vídeos ou outros tipos de mídias, a partir de comandos em linguagem natural.
FAÇA O DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DO EVENTO
“A Inteligência Artificial já está revolucionando o mercado de trabalho, impactando profissões altamente qualificadas e transformando cerca de 80% das atividades em diferentes setores”, destacou. Apesar das vantagens, o especialista alertou sobre desafios e riscos, como o fenômeno das “alucinações” da IA, em que sistemas podem gerar informações imprecisas ou falsas. Ele sugeriu algumas práticas para mitigar esses riscos, como verificar fontes, usar a IA como assistente e sempre revisar os conteúdos gerados antes de aplicá-los nos negócios.
Durante o evento, também foi anunciada a abertura das inscrições para o curso “Inteligência Artificial para Negócios”, que a CIC vai promover nos dias 3, 10, 17 e 24 de junho. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo Fone Whats da CIC 54 3462 8500.
A palestra também explorou como a IA Generativa pode ser utilizada na gestão empresarial. Entre os usos destacados, estão a análise de contratos, desenvolvimento de planos de negócios, aprimoramento da comunicação com clientes e otimização de estratégias de marketing.
Segundo ele, é fundamental conhecer a “engenharia de prompt”, ou seja a formulação correta das perguntas e comandos para obter respostas mais precisas e eficientes das inteligências artificiais. Ahlert ressaltou que bons prompts resultam em melhores respostas, e que a interação com a IA deve ser refinada continuamente para se obter insights mais valiosos.
“A Inteligência Artificial Generativa não substituirá os trabalhadores, mas sim aumentará suas capacidades, tornando-os mais produtivos e estratégicos”, disse Ahlert. Ele incentivou os empresários a experimentarem e explorarem essas ferramentas para otimizar processos e impulsionar a inovação. A iniciativa contou com o apoio da Unimed Serra Gaúcha.