NOTÍCIAS

As experiências de Odete Bettú Lazzari inspiram público no Bar de Negócios da CDL Jovem

Há mais de 20 anos a Osteria Della Colombina integra o roteiro turístico de Garibaldi. O sucesso do empreendimento, reconhecido por visitantes de todo o país como uma viagem às origens da gastronomia típica dos imigrantes italianos, foi conquistado com muito trabalho, dedicação e uma dose generosa de sofrimento.

Dentro deste contexto, que o Bar de Negócios da CDL Jovem recebeu na noite de quarta-feira, 13 de novembro, a idealizadora do espaço, Odete Bettú Lazzari, acompanhada por suas filhas, Rosângela, Raquel, Roselaine e Raísa, para contar suas experiências, aprendizados e estratégias.

A iniciativa, que contou com o apoio da CIC e patrocínio da Cervejaria Cervale, proporcionou um bate papo inspirador, além da oportunidade de networking e conhecimento sobre a história de empreendedorismo dessas cinco mulheres. O público também pode desfrutar da apresentação artística de Josiel Keller, que enriqueceu ainda mais a atmosfera da noite.

Mesmo com o apoio das filhas, que se dividem nas diversas tarefas da propriedade, desde a produção agrícola, a cozinha e a área turística, Odete continua sendo a responsável por todos os preparos culinários da casa, sempre com a energia e o sorriso que lhe é peculiar. Cada prato do cardápio é um resgate da comida que sua própria mãe fazia quando ela era criança.

Odete contou que ficou viúva aos 47 anos de idade, ficando com a responsabilidade de criar suas quatro filhas e manter uma propriedade de 13 hectares. Passando por grandes dificuldades naquele período, encontrou uma oportunidade ao participar de uma curso sobre turismo rural.

A alternativa transformou-se em oportunidade e proporcionou uma virada na vida da família. A Osteria iniciou suas atividades em 2001, integrando o projeto Estrada do Sabor, no porão da residência na comunidade e São Jorge, e a partir de então começou a ser construída uma história de superação e inspiração.

A matriarca lamenta não ter tido a oportunidade de começar mais cedo. Porém, ressalta que é primordial trabalhar com e a mesma vontade de vencer que tinha no primeiro dia. “É fundamental você gostar do seu negócio, você ter paixão por ele, sempre fazer o melhor possível, dar o seu melhor e nunca deixar a preguiça tomar conta. Se você pensa assim, se você atende como você gostaria de ser atendido, você vai se sobressair, vai estar sempre bem consigo mesmo e com os outros”, ensinou.

A filha Raísa lembrou dos desafios enfrentados durante a pandemia e, mais recentemente com os efeitos das enchentes, que diminuíram significativamente o fluxo turístico em todo o Rio Grande do Sul. Ela diz que para superar esses momentos foi muito importante resgatar as experiências de vida da própria mãe.

“A gente vive em um município que tem muita empresa familiar, isso é cultural. Por esta razão eu acredito que, por mais que a gente tenha ideias diferentes, nós jovens temos que respeitar o que nossos pais construíram. E nada é melhor do que a voz da sabedoria. A mãe já tem uma caminhada trilhada, já viveu muitas coisas e a gente espera viver e aprender o que ela nos ensina todos dia”, enfatizou Raísa.

A COLOMBINA

Cada cliente da Osteria Della Colombina é presenteado com uma pombinha (colombina, em italiano) feita com massa de pão. Odete conta que era comum sua mãe fazer pão caseiro e, com pequenos pedaços de massa, moldar pequenas pombas para alegrar as crianças.

A tradição, iniciada pelos primeiros imigrantes italianos, acabou entrando na sua história novamente quando estava na fase de planejamento do seu negócio. Ela conta que não tinha decidido o nome do restaurante, mas suas pombinhas chamaram tanto a atenção, que naturalmente acabou inspirando uma marca que tornou-se referência em turismo rural.

Compartilhe

Últimas notícias

A CIC GARIBALDI utiliza cookies. Para maiores informações, acesse nossa Política de Cookies.

Como podemos ajudar ?