NOTÍCIAS

CIC Garibaldi sedia evento do Mapa Econômico do RS na próxima quinta-feira

O terceiro evento do Mapa Econômico do RS de 2025 acontecerá em Garibaldi na quinta-feira, 7 de agosto (17h). O encontro promovido pelo Jornal do Comércio será realizado na sede da Câmara de Indústria e Comércio do município (CIC Garibaldi) e discutirá os desafios e as oportunidades das Regiões da Serra, das Hortênsias, Campos de Cima da Serra, Vale do Caí e Vale do Paranhana e Encosta da Serra.

Desta vez, os painelistas serão Neco Argenta, presidente do Grupo Argenta; Maria Anselmi, fundadora e CEO da Malharia Anselmi; e Oscar Ló, presidente da Cooperativa Garibaldi. As discussões sobre o desenvolvimento regional serão mediadas pelo editor-chefe do Jornal do Comércio, Guilherme Kolling. 

O Mapa Econômico do RS divide o Estado em cinco grandes regiões, a partir do critério de organização dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), estabelecido pela Secretaria Estadual de Planejamento há três décadas. As microrregiões são agrupadas de acordo com a proximidade geográfica e afinidades econômicas.

Em cada região, é feita uma radiografia sobre as principais cadeias produtivas. No encontro na CIC Garibaldi, lideranças regionais de diferentes setores da economia e de diversos municípios contribuirão com suas visões sobre os caminhos ao desenvolvimento. A cada ano, o evento regional do Mapa acontece em um município diferente. No caso da Serra, as edições anteriores foram realizadas em Caxias do Sul (2023) e Bento Gonçalves (2024).

Mapeamento da economia gaúcha

diretor-presidente do Jornal do Comércio, Giovanni Jarros Tumelero, observa que a iniciativa de realizar o Mapa Econômico do RS está em conformidade com a linha editorial do jornal. “Desde 1933, o JC tem esse princípio de trazer informações exclusivas aos empresários do Rio Grande do Sul. Continuamos esse legado com novos projetos, como é o Mapa Econômico do RS. A cada temporada visitamos cinco cidades diferentes para fazer esse encontro entre lideranças empresariais”, ressalta.

Editor-chefe do JC, Guilherme Kolling complementa que a “ideia do Mapa Econômico é trazer dados e indicadores econômicos do presente para tomada de decisões e planejamento do futuro”.

Compartilhe

Últimas notícias

A CIC GARIBALDI utiliza cookies. Para maiores informações, acesse nossa Política de Cookies.