O governador, Eduardo Leite, sancionou na segunda-feira, 28 de abril, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que torna o espumante e o vinho como símbolos do Rio Grande do Sul. O ato foi marcado por uma solenidade realizada no Palácio Piratini.
De autoria do deputado estadual, Guilherme Pasin, a proposta reconhece a qualidade da produção gaúcha, além dos valores culturais que envolvem as bebidas e uma forma de incentivo ao desenvolvimento econômico.
“Vinhos e espumantes são parte essencial da nossa identidade cultural. Eles refletem a história da imigração italiana e a dedicação do povo, que, com mãos calejadas, mantém viva a tradição de um setor que é símbolo de trabalho árduo e paixão. A cultura do vinho está espalhada por todos os cantos de nosso estado”, afirma Pasin.
De acordo com dados do Consevitis-RS, o Estado tem a maior área de uva cultivada do Brasil: pouco mais de 41,8 mil hectares. Em 2024, produção vinícola no RS foi de 351.259.524 litros, sendo 125.191.379 litros somente de vinhos.