A CIC Garibaldi e a Inforti deram início ao Programa de Educação Executiva 2025 com o módulo “Líder de Líderes”, conduzido pelos especialistas Margarete De Boni e Renato Morandi, do Instituto Crescere Persones (ICP). O encontro proporcionou aos participantes uma reflexão profunda sobre o papel do líder a partir de dois eixos centrais: autoliderança e a compreensão da individualidade dos liderados.
A atividade trouxe luz sobre um conceito fundamental: liderar os outros exige, antes de tudo, liderar a si mesmo. A construção da autoliderança foi apresentada a partir da compreensão de um mapa interno, baseado em aspectos da personalidade. Segundo os instrutores, a personalidade é composta por um conjunto de características que definem o modo único com que cada pessoa pensa, sente e age.
“Todos podemos ser assertivos, por exemplo. Mas cada um expressa essa assertividade de maneira diferente, de acordo com seu funcionamento interno, sua história e suas vivências. Isso torna cada pessoa única”, destacou Margarete. “O modo como se manifesta é individual, determinado pelos ambientes em que vivemos, pelos estímulos que recebemos e por como os absorvemos”, complementou Morandi.
Esse entendimento do funcionamento cerebral e emocional não apenas potencializa o desempenho de um líder, mas também fortalece a relação com suas equipes. “O líder de líderes é aquele que compreende profundamente suas capacidades, limitações e estilo de funcionamento para, a partir disso, inspirar outros a também desenvolverem seu potencial”, concluiu Margarete.
O Programa de Educação Executiva segue ao longo do ano com novos módulos voltados à formação de lideranças cada vez mais conscientes e preparadas para os desafios do mundo corporativo contemporâneo.