A quarta e última edição de 2024 do Programa de Educação Executiva, promovido pela CIC e a Inforti, recebeu Marcello Beltrand, consultor na área de comunicação e desenvolvimento organizacional, para apresentar como a Comunicação Interna pode se transformar em uma ferramenta estratégica para uma organização.
No seminário, realizado na quarta-feira, 23 de outubro, Beltrand afirmou que quando se pensa em comunicação, naturalmente as pessoas imaginam que sabem como agir, porém, para o mundo organizacional esse tema não é tão simples. “Ouvir não é a mesma coisa que escutar. A escuta é de um outro planeta. A escuta é um exercício sofisticado que os bons executivos sabem fazer. E os que não são tão bons têm de aprender. A escuta é fundamental na estrutura do poder das organizações”, enfatizou.
De acordo com ele, são muitos os desafios para a comunicação interna em uma empresa, mas entre os principais está conseguir engajar as lideranças como comunicadores, contribuir com a melhoria da experiência do colaborador na empresa, comunicar a estratégia da empresa, gerenciar o excesso de informações e promover uma melhor comunicação entre as áreas e pessoas.
Graduado em Jornalismo e Mestre em Mestre em Administração, Beltrand também traçou uma linha do tempo para projetar o que as organizações devem fazer para estar preparadas para o futuro. Segundo o consultor, a jornada que leva ao próximo estágio tem o conhecimento como principal recurso estratégico de poder.
“Muito mais cuidado as organizações precisam ter daqui para frente em fazer com que esses dois ambientes, o humano e a tecnologia, de comunicação, por exemplo, se relacionem em um nível de qualidade”.
Beltrand também chamou a atenção para os fatores que impactam diretamente na Comunicação Interna, entre eles, a descentralização do RH, a comunicação em todos os fluxos, os múltiplos canais e a mobilização de toda a organização para o propósito definido.