O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou na quinta-feira, 29 de agosto, durante a 47ª Expointer, a destinação de R$ 1 bilhão em crédito facilitado para apoiar as micro e pequenas empresas gaúchas.
O valor, que foi aportado ao Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), está disponível para todos os negócios que se enquadrarem nos requisitos, independente de terem sido atingidos pelas enchentes.
O crédito com garantia do Fampe já está disponível na rede bancária e nas cooperativas de crédito, em instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Cresol e Sicoob. Segundo o Sebrae, cerca de 35% dos pequenos negócios do Estado ainda estão fora de operação após a forte chuva de maio.
“Isto significa que as pessoas que buscarem o crédito não precisam levar avalista e não precisam dar garantias. Nós vamos seremos os seus avalistas e garantidores”, explica o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima.
Além disso, segundo o presidente do Sebrae, as empresas que buscarem o crédito terão uma carteira diferenciada, com juros baixos e uma visão social, sem a preocupação do retorno e da consolidação do pagamento do crédito.