Muito se fala na capacidade empreendedora do povo da Serra Gaúcha, o que é um fato. Temos no sangue e na história de nossa colonização a vocação para empreender e querer crescer, como diz nossa canção da imigração: “e con la industria dei nostri italiani abbiam formato paesi e cittá”.
A vontade de empreender é o ponto fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade ou região, mas para que isso aconteça o ingrediente principal são as pessoas comprometidas com a causa, confiáveis e capacitadas.
Neste quesito, o Senai e o Sesi foram e são fundamentais para que os empreendimentos tenham sucesso. Pois, há 82 anos o Senai-RS desenvolve um papel fundamental na formação de jovens para o despertar de profissões e inserção no mercado de trabalho da indústria gaúcha, bem como a qualificação dos profissionais inseridos no mercado.
O Sesi, por sua vez, com suas ações na área da saúde, segurança e educação complementam tal profissionalização e excelência com qualidade de vida para os trabalhadores da indústria.
Tenho certeza absoluta que nossa região não teria o desenvolvimento econômico e social existente sem contar com a preciosa colaboração do Sesi e do Senai, que sempre apoiaram a indústria, formando profissionais e cidadãos responsáveis.
Outro grande fator de contribuição do Sesi/Senai é, sem dúvida alguma, a inclusão social que através de inúmeros programas permitem a ocupação e direcionamento de jovens, quer seja na formação profissional ou simplesmente ocupando espaços em contraturnos escolares, conduzindo-os para um bom caminho, melhorando assim a perspectiva de uma sociedade mais justa, correta e igualitária.
A pujança de nossa indústria e o trabalho do Sesi e do Senai se fundem no sucesso econômico e social de nossa região.
Enio Luiz Martinazzo
Ex-presidente da CIC e presidente do Conselho Integrado Sesi/Senai de Garibaldi