Com um foco central na empresa familiar, a CIC Jovem e a Sicredi realizaram na noite de quinta-feira, 19 de outubro, palestra que tratou sobre planejamento sucessório e de governança. Na ocasião, o planejador financeiro, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi, Eduardo de Freitas Corbelini, apresentou um estudo que aponta que 70% das empresas familiares desapareceram por conflitos familiares, briga pelo poder e falta de profissionalização da gestão.
Ele ilustrou o ciclo de vida das empresas, ressaltando a importância de entender como a sucessão pode impactar o futuro de um negócio. A falta de um planejamento bem organizado pode levar a resultados desastrosos, como sucessões forçadas, venda da empresa, decadência ou até mesmo a quebra do negócio.
Uma alternativa sólida, mencionada por Corbelini, é a profissionalização da gestão da empresa, que pode ser uma intervenção estratégica para garantir a continuidade do negócio familiar. O palestrante enfatizou que o dono da empresa precisa ter uma visão sobre todos os aspectos do negócio.
A palestra também abordou instrumentos de sucessão, incluindo testamentos, doações e holdings familiares e de participação. “O que é planejado não sai caro”, reforçou ao enfatizar a importância de planejar a sucessão com antecedência.