Que a gestão de pessoas tem sido um dos maiores desafios das empresas, já não é mais novidade e está na pauta das organizações há um bom tempo. Porém, a evolução tecnológica, os novos comportamentos humanos e a entrada de novas gerações no mercado de trabalho estão trazendo à tona muitas dúvidas no relacionamento entre os diversos setores corporativos.
Para debater este tema, a Tribuna Empresarial CIC recebeu na terça-feira, 15 de agosto, o diretor de Gestão de Pessoas da empresa Soprano, Francisco Luis Vanni. Na ocasião, ele falou sobre as novas perspectivas na gestão de pessoas, principalmente com as mudanças sociais e digitais, alterando as estruturas de muitos departamentos.
“Errar faz parte do processo de aprendizagem e das vidas humanas desde os nossos primeiros dias. Por isso é importante criar espaço para novas experiências, já que 90% de tudo o que aprendemos é através de experimentação e troca de experiências”, salientou.
Os líderes das empresas precisam estar cada vez mais atualizados sobre as novas tecnologias e se preparar para um ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, remoto e complexo. Isso significa que eles precisam ser flexíveis e inovadores para garantir que suas equipes possam se adaptar a mudanças constantes e trabalhar de maneira eficaz, independentemente da localização.
“Tenha líderes que inspirem as pessoas pelo seu exemplo, e que vivam seus valores genuinamente ao longo da jornada. O reconhecimento pelos pequenos gestos do dia a dia geram uma sensação de dever cumprido constante”, enfatizou.
A gestão de pessoas, nesse sentido, irá passar por grandes transformações também. Se as tarefas que hoje são repetitivas e manuais serão realizadas por robôs, os profissionais deverão estar mais preparados para trabalhar com questões mais estratégicas. Por estas razões, os líderes deverão estimular a autonomia e o desenvolvimento de novas habilidades dos seus colaboradores.
“Como a empresa irá crescer se as pessoas se contentarem em permanecer no mesmo lugar? Por isso é preciso dar sentido ao trabalho realizado pelas pessoas, por mais simples que seja. Tenha fóruns constantes com todas as pessoas da empresa e fale abertamente sobre absolutamente tudo. É fundamental estabelecer valores que conectem a organização as novas tendências”, aconselhou Vanni.