O presidente da CIC, Carlos Bianchi, e o vice-presidente de Serviços e assessor jurídico da entidade, César Ongaratto, participaram do Circuito de Qualificação, promovido pelo Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves. No evento, realizado na segunda-feira, 10 de julho, foram abordados os temas “Aspectos Normativos do Compliance, pilares e estruturação” e “Compliance e Gestão, uma visão holística”.
As palestras foram ministradas por Alexandre Schneider, procurador da República desde 2002, e Alfredo Terçarioli Ramos, profissional com mais de 35 anos de experiência no mercado corporativo. Durante o evento, foi apresentada uma pesquisa demonstrando que as empresas que aplicam compliance conseguem evitar perdas. Estima-se que anualmente as empresas perdem de 3% a 5% de sua receita bruta por questões relacionadas ao tema.
O compliance avalia o risco e reduz significativamente os custos, otimizando a condição financeira, contribuindo para o melhoramento dos resultados financeiros em 84% das empresas que o instituíram.